Bem vindo(a) ao nosso site | Vamos Exportar!
Aqui indicamos alguns livros ligados ao estudo do Comércio Exterior, principalmente voltados ao processo de EXPORTAÇÃO, para colaborar no enriquecimento do seu conhecimento.
Autor: Nicola Minervini
Ano: 2019
O livro enfoca cinco temas básicos:
1) Competitividade da empresa, abordando temas como informações e fontes, integração interdepartamental, o departamento de exportação, erros, barreiras e riscos;
2) Comunicação e promoção, abordando diferenças culturais ao redor do mundo, a gestão da marca, vários instrumentos de promoção (lista de preços, publicidade, viagens ao exterior, uso das redes sociais), o que fazer antes, durante e depois de uma feira;
3) Gestão dos mercados, criatividade na busca das formas de ingresso e seleção de produto, mercado e do parceiro, sistemas de distribuição, alianças estratégicas, exportação de serviços, negociações;
4) Redes de empresas, consórcio de promoção de exportação, mas com o nosso método SIPE (Sistema Integrado de Promoção de Exportação): como não fazer, porque fazer, como fazer com um grupo de empresas;
5) Export check-up, instrumento que consideramos extremamente útil para realizar uma avaliação da própria competitividade através de sessenta perguntas e sugestões de melhoras.
Para quem está se iniciando no fascinante mundo da internacionalização, esse livro representa um guia do que fazer e o que não fazer. Para os veteranos da exportação, surge como ferramenta de autoavaliação do gerenciamento do processo de exportação, como um consultor prático para melhorar a gestão da internacionalização.
AcessarAutor: Kleber Fontes
Ano: 2020
Este livro é destinado a quem quer aprender, se aprofundar ou se atualizar sobre práticas eficientes para realizar projetos de exportação com excelência ― o que é um grande desafio. A proposta de Kleber Fontes é mostrar como se tornar um exportador, passando por todas as etapas da internacionalização.
Se você é um profissional de gestão, finanças, comércio exterior, logística, área jurídica, meio acadêmico ou simplesmente quer vender seu produto além das fronteiras brasileiras, encontrará neste livro um manual diferenciado de como exportar, contribuindo para tornar o Brasil um país preponderantemente exportador.
AcessarAutora: Daniela Tannus Ramos
Ano: 2019
Indispensável para profissionais e estudantes que querem se capacitar em inglês na área de Comércio Exterior, abrange tópicos como: uso de números, nomes de países e continentes, áreas e instalações de um porto, etapas de um processo de exportação, Incoterms, documentos utilizados em uma negociação e tipos de pagamento. Os exercícios, acompanhados de respostas no final do livro, foram preparados para ajudar os estudantes a adquirir vocabulário próprio e ter autonomia, capacitando-os para lidar com textos da área em diversas situações.
AcessarAutores: Warren Keegan e Mark Green
Ano: 2016
O conceito "pensar globalmente e agir localmente" tem sido considerado uma habilidade que pode determinar o sucesso de um profissional de marketing. Porém, muitas companhias têm descoberto que é igualmente importante "pensar localmente e agir globalmente". Em Marketing global, os autores trazem exemplos das estratégias de marketing utilizadas por companhias mundiais, além de examinar o efeito da crise financeira mundial sobre a estratégia de marketing global, apresentando um panorama real dos desafios, controvérsias e inovações que todo estudante e profissional de marketing deve conhecer.
AcessarAutor: José Cretella Neto
Ano: 2019
Em trabalho de fôlego, José Cretella Neto explora, em linguagem jurídica fluente, os aspectos específicos dos contratos internacionais do comércio, que se diferenciam grandemente dos contratos nacionais, pois aqueles contêm cláusulas que inexistem nestes, tais como as de idioma, moeda e lei aplicável, além de serem negociados e concluídos em um ambiente com o qual os profissionais brasileiros, em regra, não estão acostumados.
AcessarAutor: Rodrigo Solano
Ano: 2020
"Sem fronteiras para o sucesso" é um guia didático e prático que visa apresentar a profissionais e empreendedores a oportunidade de diferenciar e expandir negócios por meio da internacionalização, ou seja, do atendimento ao público internacional. Com mais de vinte anos de experiência na área e sólido embasamento teórico, Rodrigo Solano aborda os temas de forma simples e didática, utilizando um sistema de ícones com referências, dicas e fontes oficiais para o aprofundamento do conteúdo.
AcessarAutor: José Augusto de Castro
Ano: 2017
Visando permitir a profissionais atuantes no comércio exterior, ou que querem atuar, e a estudantes, entender e absorver os conhecimentos adquiridos pelo autor em sua longa experiência profissionais, o livro adota uma linguagem simples e acessível para mostrar os aspectos práticos e operacionais da exportação. No final, após a descrição desses fatos operacionais, de suas análises e de seus reflexos sobre as exportações, esse conjunto de informação é aplicado em exemplos práticos na formação do preço para exportação de produtos.
AcessarAutor: Nelson Ludovico
Ano: 2018
Esse livro tem como principal objetivo, demonstrar que o sucesso de qualquer empresa que atua ou que pretende atuar na área de comércio exterior, dependerá sempre de uma boa organização e do domínio dos procedimentos obrigatórios em relação às regras nacionais e internacionais. A obra também mostra que é necessário conhecer os caminhos que a empresa deve trilhar, para que não ocorram desconfortos administrativos, operacionais e financeiros que possam causar problemas não só para a empresa, mas também para os profissionais que atuam na área.
AcessarAutores: Bruno Paoleschi e Cidálio dos Reis Buco
Ano: 2018
O livro aborda todos os procedimentos, processos e regras para as operações de exportação e importação de mercadorias no que se refere ao comércio internacional. Aborda detalhes sobre documentação, cadeia logística, prazos para pagamento, Incoterms, embalagem, transporte, riscos de câmbio, contratos de vendas por agenciamento ou distribuição. Destaca a segurança da carga, a importância da manutenção de equipamentos de movimentação e da qualidade dos produtos exportados, as regras alfandegárias, previsões de demanda e de consumo, plano de vendas e marketing, planejamento e regime aduaneiro.
Acessar